CONCURSO JOVEM SOLISTA
VIOLONCELO - 2024
REGULAMENTO
ACADEMIA CLAUDE BRENDEL
CONCURSO JOVEM SOLISTA 2024 - VIOLONCELO
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
1 - O Concurso Jovem Solista (Modalidade: VIOLONCELO) da Academia Claude Brendel é uma competição nacional, destinada aos violoncelistas, e visa:
a) estimular os jovens violoncelistas brasileiros à performance de alto nível como solista;
b) proporcionar aos jovens violoncelistas brasileiros a oportunidade de atuar como solista frente à uma orquestra de nível internacional sob a batuta do grande maestro Claude Brendel;
c) valorizar os violoncelistas brasileiros;
d) promover a música concertante;
e) revelar os novos talentos brasileiros;
2 - O concurso será aberto aos violoncelistas nascidos entre 01 de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 2013, sejam eles:
a) brasileiros (natos ou naturalizados); ou
b) estrangeiros (refugiados, ou exilados, ou residentes desde que estejam no Brasil há mais de 10 anos consecutivos, ininterruptos e comprováveis a contar da data da inscrição no concurso)
DA INSCRIÇÃO:
3 - A inscrição no concurso é gratuita e deverá ser realizada entre às 00h00 do dia 5 de fevereiro de 2024 até às 23h59 do dia 28 de abril de 2024 (ATENÇÃO: inscrições prorrogadas até o dia 12 de maio de 2024);
4 - A inscrição deverá ser realizada via e-mail e o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico academiaclaudebrendel@gmail.com os seguintes itens:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido e salvo no formato PDF (BAIXAR FORMULÁRIO AQUI);
b) No "ASSUNTO" do e-mail deverá constar a seguinte frase: INSCRIÇÃO - CONCURSO JOVEM SOLISTA 2024 - ACADEMIA CLAUDE BRENDEL - (Nome Artístico do Candidato);
c) Caso seja estrangeiro, enviar os comprovantes de permanência mínima no Brasil de 10 anos ininterruptos, conforme item 22 deste Regulamento;
c) Uma foto em alta qualidade;
d) Dois links do YOUTUBE, que deverão ser enviados no corpo do e-mail, cada um dos links com um vídeo, respectivamente, do candidato (sem cortes e sem edições - câmera estática) tocando as seguintes obras obrigatórias:
- O PRELUDIO da Suite n.1 de J.S. BACH para violoncelo solo; e
- A SARABANDE da Suite n.3 de J.S. BACH para violoncelo solo.
Obs: cada movimento deverá ser gravado em um vídeo diferente e postados separadamente em dois vídeos no YOUTUBE. Para a inscrição, o candidato deverá enviar os dois links dos vídeos postados no YOUTUBE.
DAS ETAPAS DO CONCURSO:
5 - O concurso será realizado em três etapas:
a) Eliminatória
É a fase introdutória, onde serão analisados todos os vídeos enviados na inscrição. Nessa fase os candidatos serão julgados por um comitê de jurados compostos por 4 violoncelistas profissionais brasileiros (professores universitários, músicos de orquestra e solistas), o maestro Claude Brendel, um dos diretores da Academia Claude Brendel e 2 violoncelistas escolhidos pelo maestro Claude Brendel. Nessa etapa os avaliadores irão atribuir notas aos seguintes itens:
- Afinação (15 pontos);
- Ritmo (10 pontos);
- Sonoridade (10 pontos);
- Estilo (10 pontos);
- Postura (5 pontos);
- Interpretação (10 pontos);
- Domínio Técnico (15 pontos);
- Coerência Estética (10 pontos);
- Dinâmica (10 pontos); e
- Agógica (5 pontos);
Nessa etapa, os candidatos deverão gravar dois vídeos, que deverão ser postados no YOUTUBE, tocando em cada vídeo, respectivamente, as peças a seguir:
- O PRELUDIO da Suite n.1 de J.S. BACH para violoncelo solo; e
- A SARABANDE da Suite n.3 de J.S. BACH para violoncelo solo.
Obs: cada movimento deverá ser gravado em um vídeo diferente e postados separadamente em dois vídeos no YOUTUBE. Para a inscrição, o candidato deverá enviar os dois links dos vídeos postados no YOUTUBE.
O resultado da fase Eliminatória será divulgado no dia 20 de maio de 2024 através do site e das redes sociais da Academia Claude Brendel. Serão selecionados 8 violoncelistas para a próxima fase, a semi-final (a banca examinadora poderá escolher mais de 8 ou menos de 8 candidatos para a semi-final).
OBS: Os candidatos selecionados para a fase Semi-final deverão confirmar, via e-mail academiaclaudebrendel@gmail.com, presença na fase Semi-final até o dia 24 de maio de 2024. Os que não confirmarem presença serão eliminados do concurso e a organização da Academia Claude Brendel convocará os subsequentes da lista.
b) Semi-final
Nessa fase, os 8 candidatos selecionados na fase Eliminatória deverão se apresentar em AUDIÇÃO presencialmente no Auditório da Aliança Francesa no dia 5 de julho de 2024 (em horário a ser definido), acompanhados por pianista (colocado à disposição pela organização da Academia Claude Brendel), onde deverão tocar as seguintes obras:
- Uma música brasileira dentre essas abaixo:
-
Capricho (Heitor Villa-Lobos)
-
Valsa Seresteira (J. Guerra Vicente)
-
Fantasia Sul América (Claudio Santoro)
-
Ponteio e Dança (Camargo Guarnieri)
-
Elegia (Henrique Oswald)
- Um movimento de Sonata, dentre as opções a seguir:
-
Allegro non Troppo da Sonata Op.38, Mi Menor, de BRAHMS; ou
-
Adagio Sostenuto e Allegro da Sonata Op. 51, em Fa Maior, de BEETHOVEN.
A ordem de passagem dos 8 candidatos será determinada pela ordem alfabética de acordo com os nomes dos candidatos.
O candidato que quiser tocar com o seu próprio pianista não haverá impedimento, desde que informe a organização da Academia Claude Brendel até o dia 10 de junho de 2024.
Cada candidato terá 60 minutos para ensaiar com o pianista da Academia Claude Brendel no dia 04 de julho de 2024 no Auditório da Aliança Francesa de Brasília (horário a ser definido). A ordem de passagem do ensaio para a fase Semi-final será determinada também pela ordem alfabética de acordo com os nomes dos candidatos.
O resultado da fase Semi-final será divulgado, ao vivo, às 19h do dia 5 de julho de 2024, no Auditório da Aliança Francesa de Brasília e até às 21h do mesmo dia estará no site e nas redes sociais da Academia Claude Brendel.
Somente 4 candidatos passarão para a próxima fase, a Final.
c) Final
Nessa fase, os 4 candidatos selecionados na fase Semi-final deverão se apresentar em AUDIÇÃO PÚBLICA presencialmente no Auditório da Aliança Francesa no dia 06 de julho de 2024, no turno vespertino (entre 14h30 e 17h30), acompanhados por pianista (colocado à disposição pela organização da Academia Claude Brendel), onde deverão tocar a seguinte obra:
- Elegie (Fauré);
A ordem de passagem dos 4 candidatos será determinada pela ordem alfabética de acordo com os nomes dos candidatos.
O candidato que quiser tocar com o seu próprio pianista não haverá impedimento, desde que informe a organização da Academia Claude Brendel até o dia 10 de junho de 2024.
Cada candidato terá 60 minutos para ensaiar com o pianista da Academia Claude Brendel no dia 06 de julho de 2024, no Auditório da Aliança Francesa de Brasília (no turno da manhã). A ordem de passagem do ensaio para a fase Final será determinada também de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos candidatos.
O resultado da fase Final será divulgado, ao vivo, na Solenidade de Abertura da Academia Claude Brendel, no dia 07 de julho de 2024, no Auditório da Aliança Francesa de Brasília, às 19h30.
Somente 1 candidato será selecionado na fase Final para ganhar o prêmio de JOVEM SOLISTA DA Academia Claude Brendel 2023.
DA PREMIAÇÃO:
6 - Aos 8 semi-finalistas serão atribuídos certificados;
7 - Aos 4 finalistas serão atribuídos certificados e prêmios surpresas dos patrocinadores da Academia Claude Brendel;
8 - Ao quarto, ao terceiro e ao segundo colocados serão atribuídos diplomas de honra ao mérito, troféu e prêmios surpresas dos patrocinadores da Academia Claude Brendel;
9 - Ao vencedor, primeiro colocado no concurso, será atribuído os seguintes prêmios:
- Diploma de honra ao mérito;
- Troféu de primeiro colocado;
- Tocar a ELEGIE de FAURÉ, como solista, com a Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel sob a regência do maestro Claude Brendel, no Concerto Solene de Encerramento da Academia Claude Brendel 2024, no dia 19 de julho de 2024;
- Prêmio em dinheiro no valor de R$1.000,00 (mil reais);
- Bolsa de Estudos na França por 6 meses (300 Euros mensais);
- Prêmios surpresas dos patrocinadores da Academia Claude Brendel.
OBS: Será obrigatória a participação do vencedor do Concurso Jovem Solista da Academia Claude Brendel 2024 aos seguintes eventos:
- Aos ensaios da Orquestra Sinfônica da Academia Claude Brendel que acontecerão entre os dias 08 e 20 de julho de 2024;
- Às reuniões convocadas pelo maestro Claude Brendel e/ou pela organização da Academia Claude Brendel;
- Ao concerto de encerramento da Academia Claude Brendel no dia 19 de julho de 2024;
- Ao evento social na Embaixada da França em Brasília no dia 14 de julho de 2024; e
- Aos demais eventos, durante a realização da Academia Claude Brendel, em que a organização da Academia Claude Brendel julgar necessário.
DAS AUDIÇÕES PRESENCIAIS (SEMI-FINAL E FINAL):
10 - Será eliminado do concurso o candidato que não comparecer para a audição presencial (semi-final e final) na data, horário e local pré-fixados pela organização da Academia Claude Brendel;
11 - O candidato deverá se apresentar nas audições presenciais com o seguinte traje/vestimenta:
a) Itens obrigatórios:
- Calça social na cor preta (homem/mulher);
- Vestido longo ou semi-longo na cor preta (mulher)
- Camisa de manga longa social na cor preta ou branca (homem/mulher);
- Sapato social na cor preta e com cadarços também na cor preta (homem/mulher);
- Sapato com salto alto ou sandália social na cor preta (mulher)
- Meias sociais na cor preta (homem/mulher);
- Meia-calça na cor preta ou cor da pele (mulher); e
- Cinto social na cor preta (homem).
b) Itens permitidos/opcionais:
- Blazer preto (homem/mulher);
- Gravata borboleta ou italiana (homem/mulher);
- Diadema/tiaras/coques/laços/presilhas de cabelo na cor preta (mulher/homens de cabelo longo); e
- Faixas ou cintas na cor preta (mulher).
c) Itens proibidos:
- Chapéu, boné ou qualquer outro tipo de acessório para a cabeça;
- Cachecol;
- Bandeiras (de qualquer espécie);
- Fitas coloridas ou não;
- Faixas coloridas ou não;
- Broches extravagantes;
- Qualquer peça da roupa ou do calçado colorido ou estampado;
- Óculos escuro (óculos de sol);
12 - Será expressamente proibido a utilização, por parte dos candidatos, durante a audição, dos seguintes aparelhos:
- Aparelho celular;
- Fones de ouvido;
- Ponto eletrônico de ouvido;
- Aparelho afinador, metrônomo e/ou diapasão; e
- Bips;
13 - Cada candidato é responsável pela manutenção e guarda de seus equipamentos musicais e itens pessoais nas dependências do local de realização das audições;
DA COMISSÃO JULGADORA:
14 - Na fase Eliminatória:
- Nessa fase, os vídeos dos candidatos serão analisados e avaliados por um comitê de jurados compostos por 4 violoncelistas profissionais brasileiros (professores universitários, músicos de orquestra e solistas), o maestro Claude Brendel, um dos diretores da Academia Claude Brendel e 2 violoncelistas escolhidos pelo maestro Claude Brendel. Nessa etapa os avaliadores irão atribuir notas aos seguintes itens:
- Afinação (15 pontos);
- Ritmo (10 pontos);
- Sonoridade (10 pontos);
- Estilo (10 pontos);
- Postura (5 pontos);
- Interpretação (10 pontos);
- Domínio Técnico (15 pontos);
- Coerência Estética (10 pontos);
- Dinâmica (10 pontos); e
- Agógica (5 pontos);
15 - Na fase Semi-final:
- Nessa fase, os 8 candidatos serão analisados e avaliados por um comitê de jurados compostos por 3 violoncelistas profissionais brasileiros (professores universitários, músicos de orquestra e solistas), um dos diretores da Academia Claude Brendel e 1 regente indicado pelo maestro Claude Brendel. Nessa etapa os avaliadores irão atribuir notas aos seguintes itens:
- Afinação (15 pontos);
- Ritmo (10 pontos);
- Sonoridade (10 pontos);
- Estilo (10 pontos);
- Postura (5 pontos);
- Interpretação (10 pontos);
- Domínio Técnico (15 pontos);
- Coerência Estética (10 pontos);
- Dinâmica (10 pontos); e
- Agógica (5 pontos);
16 - Na fase Final:
- Nessa fase, os 4 candidatos serão analisados e avaliados por um comitê de jurados compostos por 3 violoncelistas profissionais brasileiros (professores universitários, músicos de orquestra e solistas), um dos diretores da Academia Claude Brendel e 1 regente indicado pelo maestro Claude Brendel. Nessa etapa os avaliadores irão atribuir notas aos seguintes itens:
- Afinação (15 pontos);
- Ritmo (10 pontos);
- Sonoridade (10 pontos);
- Estilo (10 pontos);
- Postura (5 pontos);
- Interpretação (10 pontos);
- Domínio Técnico (15 pontos);
- Coerência Estética (10 pontos);
- Dinâmica (10 pontos); e
- Agógica (5 pontos);
17 - O resultado final deliberado pela comissão julgadora, após cada fase, será a soma de todas as notas atribuídas dividido pelo número de membros avaliadores;
18 - Em caso de empate nas notas entre dois ou mais candidatos, compete ao presidente da comissão julgadora decidir e estipular a classificação entre os candidatos empatados;
19 - Será expressamente proibido qualquer contato dos candidatos com os membros da comissão julgadora durante a realização do concurso;
20 - O candidato que obtiver vínculo com algum membro da comissão julgadora, seja por qualquer grau de parentesco, ou por ter sido aluno, ou pelo vínculo de amizade, ou por qualquer outra ligação declarada, esse membro da comissão não atribuirá nota ao candidato e dessa forma a nota final do candidato será a soma de todas as notas atribuídas, dividida pelo número de membros que atribuíram nota ao candidato;
21 - O resultado final deliberado pela comissão julgadora é inquestionável e impassível de recurso;
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
22 - Aos estrangeiros (refugiados, ou exilados, ou residentes desde que estejam no Brasil há mais de 10 anos consecutivos, ininterruptos e comprováveis a contar da data da inscrição no concurso), que desejam participar do concurso, será imperativo a comprovação de residência/permanência no Brasil nos últimos 10 anos através de um dos seguintes documentos:
- Contas de fornecimento de água, energia ou telefone; ou
- Cópia das páginas do passaporte; ou
- Declaração escolar; ou
- Declaração de órgãos competentes (Polícia Federal, Embaixadas, Consulados, Bancos, órgãos Públicos, etc); ou
- Comprovação artística (cartazes de concertos, declarações de atividades artísticas, etc); ou
- Comprovantes de declaração de imposto de renda;
23 - A inobservância a qualquer uma das regras aqui estipuladas nesse regulamento implica na eliminação sumária do candidato no concurso;
24 - Os casos omissos serão analisados e avaliados pela organização da Academia Claude Brendel;
25 - Toda e qualquer dúvida deverá ser dirimida, unica e exclusivamente, através do e-mail oficial da Academia Claude Brendel: academiaclaudebrendel@gmail.com . Nenhuma dúvida será dirimida através das redes sociais da Academia Claude Brendel.
20